contato Departamento de Conservação e Restauro corpo Técnico Crédito

          Estou: home > Elementos Artísticos > Fachadas Laterais

  A Basilica
  Símbolos Basilicais
  Histórico - Arquivo
  Frades Capuchinhos
  Elementos Artísticos
  Conhecendo a Basílica
  Conservação e restauro
  Obras Novas
  Cartas Patrimoniais
  Artigos sobre restauro
  Links
 
  Página Principal
 







Elevação Lateral 

 

 

A fachada lateral da Basilica (nave) com elementos de composição neogótico, com arco em ogiva que se sucedem na fachada, ora em vitrais em módulos simétricos divididos por falsas torres que sobre   canalizam o sistema de ventilação, terminando em pináculos que originam os arcos botantes simplificados.

 Encimando as paredes, uma cimalha em seqüência, de pequenos arcos, dão acabamento de extrema elegância visual. Sobre as duas portas laterais em tímpano em granilite cinza e rosa, as portas em madeira, com almofadas cruciformes, no estilo da principal.

 A altura de 1.50 m, revestimento em pedra de granito natural, arrematando toda a extensão da base.

 Consideramos como fachada secundaria a da sacristia que apresenta o mesmo padrão de arcos ogivais embora bastante simplificados com as janelas em venezianas em madeira na parte superior e janelas de madeira com vidros transparentes protegidos por grades de ferro na parte térrea

 Nos dutos de ventilação das torres encontramos venezianas em concreto obedecendo ao mesmo formato ogival. Toda a extensão das paredes foi revestida em argamassa e acabamento em massa raspada

 A Terceira consideração pertinente  à fachada é o que concerne ao convento. Construído por volta de 1950 apresenta um desenho e concepção distinta das demais fachadas, predominando linhas retas e aberturas simétricas.

 Todas as janelas em venezianas de madeira. E toda a superfície tem o mesmo acabamento em massa raspada.

 

 

Fotos da fachada lateral da Basílica

 

detalhe junção da massa rasapada original (do convento) e a massa rasapada aplica a na restauração de 2001 (maiores detalhes acesse restauro das fachadas)

 

detalhes

detalhes

detalhes

detalhes

detalhes

detalhes

detalhes

detalhes