contato Departamento de Conservação e Restauro corpo Técnico Crédito

          Estou: home > Elementos Artísticos > Capela de Nossa Senhora de Lourdes

  A Basilica
  Símbolos Basilicais
  Histórico - Arquivo
  Frades Capuchinhos
  Elementos Artísticos
  Conhecendo a Basílica
  Conservação e restauro
  Obras Novas
  Cartas Patrimoniais
  Artigos sobre restauro
  Links
 
  Página Principal
 







Altar de Nossa Senhora de Lourdes

Altar em madeira, Marfim e Cedro, totalmente entalhado, de fabricação do atelier de artigos para cultos religiosos do Sr. Henrique Rudiguer, de santa Catarina, em estilo Gótico Flamejante, confeccionado na década de 30, juntamente com o Altar Mor. 

Sacrário em madeira, entalhado, embutido com crucifixo em madeira e Cristo em Prata, com nichos, nas laterais, para anjos tocheiros. 

Ao centro, ostenta-se a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, em Tamanho Natural, de origem Francesa, com coroa estrelada (12 estrelas)  Apocalipse 12,1

 À direita, Imagem de São Luis Gonzaga (1568-1591) em madeira policromada, do escultor  Giácomo Scopolis, com 1.00 m de altura.

 À esquerda, imagem de Santa Inês (mártir do século IV), em madeira policromada e dourada, de autoria do escultor Giácomo Scopolis, com 1.00 m de altura. 

Nome dos (as) Santos Representados

Dimensões

Localização

1

Nossa Senhora de Lourdes

2.20 m (h)

Central

1

São Luis Gonzaga

1.00 m (h)

Direita

1

Santa Inês

1.00 m (h)

Esquerda


2 (dois) pequenos retábulos nas dimensões 0.40 x 0.50 de pintor desconhecido, em óleo sobre chapa de cobre, abaixo das imagens menores.

 À direita “Anunciação” e à esquerda “Coroação de Maria”

Sob o Altar encontra-se a pintura representando Nossa Senhora do Carmo com Escapulário mas sem ostentar o hábito Carmelita, sendo figurado as cores tradicionais da Mãe do Senhor (Vermelho e Azul).

 

 

Representação

Dimensões

Localização

1

Anunciação

0.40 x 0.50 m

Direita

1

Coroação de Maria

0.40 x 0.50 m

Esquerda

1

Nossa Senhora do Carmo

 

Sob Altar (centro)

  Pintura da capela, foi confecciona em têmpera sobre as paredes de argamassa, em técnica ilusionista, com a utilização de moldes vazados em elementos contínuos e simétricos, de autoria dos Irmãos Gentilli, Pedro e Eurico, do ano de 1936.

 À direita o quadro com a representação da Imaculada nas Dimensões de 2.50 x 1.60 m, em têmpera à cola animal, de autoria de Pedro Gentilli, encimada pelo “Exaltata Est” à esquerda a representação da Anunciação nas dimensões de 2.50 x 1.60 m, com a legenda “Ave Maria”, de autoria de Pedro Gentilli, em 1936. 

Representação

Dimensões

Localização

1

Anunciação

2.50 x 1.60 m

Esquerda

1

Imaculada

2.50 x 1.60 m

Direita